segunda-feira, 10 de agosto de 2015

ainda que doa o mundo




















estende a tua mão contra a minha boca,
e sente como respiro contra ela,
e sem que eu nada diga,
sente a trémula, tocada coluna de ar
a sorvo e sopro,
ó
táctil, ininterrupta,
e a tua mão sinta contra mim
quanto aumenta o mundo

*  *

sou eu que te abro pela boca,
boca com boca,
metido em ti o sopro até raiar-te a cara,
até que o meu soluço obscuro te cruze toda,
amo-te como se aprendesse desde não sei que morte,
ainda que doa o mundo,
a alegria




    Herberto Hélder
















4 comentários:

  1. O amor do avesso, até às vísceras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu não acho que seja o amor do avesso. e tenho andado toda a tarde à procura de uma palavra que não encontro para dizer o que penso, mas na minha opinião é o transbordar do amor fazendo-se matéria, corpo, para além de nós, também no outro (no feliz contemplado :) ).
      obrigada Maria.

      Eliminar
  2. Há muitas formas de escrever "Amor"...

    ResponderEliminar