quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Senta-te aqui, fala comigo



























As palavras fazem
sentido (o tempo que levei até descobrir isto!),
um sentido justo,
feito de mais palavras.
(A impossibilidade de falar
e de ficar calado
não pode parar de falar,
escrevi eu ou outro).

Volto a casa.
ao princípio,
provavelmente um pouco mais velho.
As mesmas árvores,
mais velhas
a lembrança delas
passando sem tempo nos meus olhos,
como uma ideia feita ou um sentimento.

Entre o que regressa
e o que partiu um dia
ficaram palavras;

talvez (quem sabe?)
algum sentido.

Agora, como um intruso, subo as
escadas e abro a porta; e entro, vivo,
para fora de alguma coisa morta.

Senta-te aqui, fala comigo,
faz sentido
e totalidade à minha volta!










Manuel António Pina



















8 comentários:

  1. Nunca deves utilizar uma palavra nova, a não ser que ela tenha estas três qualidades: ser necessária, inteligível e sonora, e sabes porquê?...

    ... porque, se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo.

    Todos nós sabemos que as palavras são a mais poderosa droga utilizada pela humanidade...

    ... pois, as palavras breves são as melhores e as palavras velhas, quando breves, são as melhores de todas.

    É assim minha querida, as palavras são mais misteriosas do que os factos, há duas palavras para cada coisa: uma engrandece-a, outra diminui-a... tomemos então muito cuidado com quem as profere. Falsos poetas não faltam por aí... não te iludas.

    ResponderEliminar
  2. pois então Pepita, tens razão, as palavras são a mais poderosa droga (arma, penso eu) utilizada pela humanidade. Diz-me, o que distingue um falso de um verdadeiro poeta?

    ResponderEliminar
  3. Como verdadeiros poetas devemos esforçar-nos por ser razoáveis, mas não por termos razão; a sinceridade acima de tudo.

    A verdade existe sempre. Quanto à mentira apenas se inventa, esta é grande diferença entre os bons e os maus.

    ResponderEliminar
  4. Nunca entendi os poetas, Pepita, apenas me identifico no que leio, às vezes.

    Mas sabe, não penso que tenho que entender, entender o quê? verdade? mentira? ficção? bons ou maus? quem julga?

    eu não
    eu só passo

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Epee, por sentar, e falar comigo.
    um Abraço

    ResponderEliminar