quinta-feira, 16 de setembro de 2010

substituir-te pelo vento

































Deito fora as imagens.
Sem ti, para que me servem
as imagens?

Preciso habituar-me
a substituir-te pelo vento,
que está em qualquer parte
e cuja direcção
é igualmente passageira
e verídica.

Preciso habituar-me ao eco dos teus passos
numa casa deserta,
ao trémulo vigor de todos os teus gestos
invisíveis,
à canção que tu cantas e que mais ninguém ouve
a não ser eu.

Serei feliz sem as imagens.
As imagens não dão
felicidade a ninguém.

Era mais difícil perder-te,
e, no entanto, perdi-te.

Era mais difícil inventar-te,
e eu te inventei.

Posso passar sem as imagens
assim como posso
passar sem ti.

E hei-de ser feliz ainda que
isso não seja ser feliz.





Raul de Carvalho



















6 comentários:

  1. Não vale!

    Entro quietinha, na calada da noite, no mais absoluto silêncio na intenção de te desejar uma sextinha feliz, pós-aniversário e... perco o chão na beleza do poema.

    Desarmada, recolho-me a minha insignificância e retiro-me.

    No bolso, peço licença e levo as palavras de Raul de Carvalho, vou procurar um lugar para vestir-me delas em epee.





    Um abraço, de boa sexta. De boa vida nova no seu primeiro fim de semana de idade nova.

    ResponderEliminar
  2. a idade é toda só uma epee, é a nossa vida inteira, por mais decisões que queiramos tomar de que vai mudar, vai ser diferente. a idade é aquela com que nascemos.

    lindo o poema.

    boa sexta para si, decidida a ser mais forte, eu, e que se estenda até aí.

    beijo

    ResponderEliminar
  3. Somos guerreira, Paula!

    A caminho da guerra, à guerra! Nunca em guerra.





    tudo de bom!
    epee
    [correndo, sem tempo de login]

    ResponderEliminar
  4. eu reconheço o modo como escreve, nem precisa de log in.

    concordo, nunca em guerra mas guerreiras prontas para isso.

    abraço

    ResponderEliminar
  5. Erro de concordância gravíssimo: Somos guerreiRAS!




    Bom fim de semana, Paula.

    epee

    ResponderEliminar
  6. bom fim de semana Epee e o erro só é grave quando, propositadamente induz o outro em erro, penso eu. não foi o caso.

    ResponderEliminar